Ontem, dia 09 de Dezembro por volta das 20:15 ao iniciar a exibição do CININA com o Filme Feliz Natal (Seltom Melo) um representante da Secretária de Cultura Enfraim Maia começou a argumentar que não tínhamos enviados o oficio para estarmos usando o espaço da praça que é Publica! para a realização da nossa exibição, em resposta alegamos que dentro de todo os dias de nossa existência a Secretaria de Cultura jamais tinha respondido um oficio nosso, nem pelo Sim ou pelo Não, e que não iríamos estar enviando oficio sendo que eles não são respondido, e sabendo que não estaríamos usando de ma fé o espaço e que não víamos aquilo como ERRADO e que eram essas regras que limitava agente exibir um filme , e que era o funcionalismo que atrapalhava as manifestações culturais nesse país.... e que não íamos desligar os aparelhos, ele saiu e voltou depois de uns 4 minutos querendo conversar, enquanto o filme rolava, Nico Dias ( membro do CININA) chamou ele junto ao coletivo que lotava os bancos da praça, mais ou menos 48 pessoas (testemunhas) apos alguns minutos de conversas os ânimos foram se alterando... Nico foi dizendo um monte de verdade.. verdade em cima de verdade, ele usou dessa brecha pra começar a dar Show em um tom muito alto, dizendo que tinhamos o desrespeitado, Nico reiterou dizendo que ele não precisaria estar passando por isso, pois infelizmente ele sabia que ele é subordinado e que quem deveria estar lá era o Secretario...mais mesmo assim ele alegou que ele tinha o direito de tirar os fios, achando que isso não era desrespeito parecendo que estava querendo arrumar briga de qualquer jeito, não o impedimos e quando ele puxou o fios que ligavam os aparelhos os aplaudimos, ele novamente saiu, e foi lá no secretario de cultura que estava em um bar próximo (como de praxe) quando o próprio Dimas Deptuski (Secretario de Cultura Esporte e Lazer) veio próximo a discussão, veio novamente argumentar a questão do oficio, ai foi um show de argumentos, ele inventando mentiras e o Coletivo desmentindo eles, os ânimos deles só abaixaram quando foi dito que eles estavam interrompendo uma exibição de todo o movimento cineclubista "O que vocês estão fazendo hoje aqui vai parar junto a todo o movimento cineclubista, vocês não estão parando apenas a exibição do CININA vocês estão parando uma exibição do movimento cineclubista, vocês não sabem a força que o movimento cineclubista tem, o bagulio viro!!! " disse Nico, mais mesmo assim eles continuaram.... querendo mais uma vez dizer que o que estávamos fazendo era errado e agente dizendo que só queria assistir um filme e nada mais....conversamos mais um pouco mais ja cansados dessa luta de enrolação, fomos recolhendo o lençol e os equipamentos e nos retirando....
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
DESRESPEITO E OPRESSÃO PARAM EXIBIÇÃO EM COLATINA ES
sábado, 5 de dezembro de 2009
FELIZ NATAL
Quarta- Feira: 09/12/09
Praça do Sol Poente
20:00h
Entrada Franca
Caio (Leonardo Medeiros) tem 40 anos e trabalha em um ferro-velho no interior. Hoje ele possui uma companheira e uma ocupação constante, mas no passado levou uma vida de grande irresponsabilidade, da qual saiu vivo por sorte. A proximidade do Natal faz com que ele faça um balanço de sua vida, decidindo retornar à capital. Ao chegar ele encontra seu irmão Theo (Paulo Guarnieri), cujo casamento está em crise. Miguel (Lúcio Mauro), seu pai, vive com uma mulher de caráter duvidoso e Mércia (Darlene Glória), sua mãe, vive à base de coquetéis alcóolicos e psicotrópicos. Sua cunhada Fabiana (Graziella Moretto) está perdida entre as frustrações do casamento, enquanto que os sobrinhos Neto e Alex estão cada vez mais exigentes. A presença de Caio faz com que a vida de todos seja alterada, enquanto que ele próprio está em busca de sua identidade.Ficha técnica:
- título original:Feliz Natal
- gênero:Drama
- ano de lançamento:2008
- site oficial:
- estúdio:Bananeira Filmes
- distribuidora:Europa Filmes
- direção: Selton Mello
- roteiro:Selton Mello e Marcelo Vindicatto
- produção:Vania Catani
- fotografia:Lula Carvalho
- direção de arte:Renata Pinheiro
- edição:Selton Mello
- efeitos especiais:
-
atores: Leonardo Medeiros, Darlene Glória (Mércia) Graziella Moretto , Paulo Guarnieri , Lúcio Mauro ,
duração: 100 min
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Quem quer ser um milionário?
DIA: 07/10/2009 - Quarta feira
LOCAL : Garagem Cultural - Honório Fraga
HORA: 20:00H
ENTRADA FRANCA
sinopse:
Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.ficha técnica:
- título original:Slumdog Millionaire
- gênero:Drama
- duração:02 hs 00 min
- ano de lançamento:2008
- estúdio:Celador Films / Film4
- direção: Danny Boyle
- roteiro:Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup
- produção:Christian Colson
- música:A.R. Rahman
- fotografia:Anthony Dod Mantle
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O ANO EM QUE MEUSPAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
LOCAL : Garagem Cultural - Honório Fraga
HORA: 20:00H
ENTRADA FRANCA
- Direção: Cao Hamburger
- Atores: Michel Joelsas , Germano Haiut , Daniela Piepszyk , Caio Blat , Paulo Autran
- Duração: 01 hs 50 min
sinopse
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Cinema Aspirinas e Urubus
Sinopse
A história se passa no sertão nordestino de 1942 e fala de um alemão, que para fugir da Segunda Guerra Mundial, vem trabalhar como vendedor de aspirinas para cidades no interior do Nordeste. Ele conhece Ranulpho, um paraibano que quer ir para outra cidade tentar trabalho. Cinema, aspirinas e urubus é o relato de Ranulpho sobre essa sua viagem.
Prêmios e indicações
Festival de Cannes de 2005
- O filme participou da seleção oficial da Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes 2005. O famoso festival, conhecido como o maior evento de cinema do mundo, recebeu durante o período de 11 a 22 de maio, cerca de quatro mil jornalistas.
- A sessão oficial do filme aconteceu no dia 16 de maio, com a presença do Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil e do Secretário do Audiovisual, Orlando Senna.
- O filme recebeu o "Prêmio da Educação Nacional", criado pelo Ministério da Educação Nacional, que prevê a distribuição do filme, através de um DVD pedagógico, para aproximadamente um milhão de estudantes franceses. Este prêmio foi recebido pelos cineastas Gus Van Sant (Elephant, 2003) e Emir Kusturica (A Vida é um Milagre, 2004).
- O filme foi destaque das principais revistas de cinema, a exemplo de: The Hollywood Report, Variety e Screen International.
Festival Internacional do Rio de Janeiro
- Em sua primeira exibição do filme no Brasil, no Cine Odeon, o filme recebeu o "Prêmio Especial do Júri" e o prêmio de "Melhor Ator".
29ª Mostra Internacional de São Paulo 2005
- Pela primeira vez na história da Mostra um filme brasileiro recebeu o prêmio máximo de "Melhor Filme" (Bandeira Paulista).
- O ator João Miguel recebeu o prêmio de "Melhor Ator" e ainda o "Prêmio da Crítica".
Amazonas Film Festival 2005
- Recebeu o "Prêmio Especial do Júri".
Festival de Santa Maria da Feira - Portugal 2005
- Recebeu o prêmio de "Melhor Filme do Júri" e o de "Melhor Filme do Clube de Cinema".
Festival Internacional de Mar del Plata - Argentina 2006
- Foi considerado o "Melhor Filme Iberoamericano".
FestivalInternacional de Guadalajara - México 2006
- Troféu de "Melhor Filme Iberoamericano" e "Melhor Ator".
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Estamira
Estamira, 63 anos de idade, trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de esquizofrenia. Porém, carismática e maternal, lidera a pequena comunidade onde vive, formada por velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, este documentário mostra seu cotidiano ao longo de três anos, sua transformação e os efeitos dos remédios que é obrigada tomar. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, ela tem uma missão: revelar e cobrar a verdade. Sobrevivendo no lixo da civilização, consegue superar sua condição miserável para por em questão os valores perdidos da sociedade.
Estamira
Estamira, 63 anos de idade, trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de esquizofrenia. Porém, carismática e maternal, lidera a pequena comunidade onde vive, formada por velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, este documentário mostra seu cotidiano ao longo de três anos, sua transformação e os efeitos dos remédios que é obrigada tomar. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, ela tem uma missão: revelar e cobrar a verdade. Sobrevivendo no lixo da civilização, consegue superar sua condição miserável para por em questão os valores perdidos da sociedade.
Ficha Técnica
Título Original: Estamira
Gênero: Documentário
Duração: 121 min.
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição:
Direção: Marcos Prado
Roteiro: Marcos Prado
Produção: Marcos Prado e José Padilha
Música: Décio Rocha
Fotografia: Marcos Prado
Edição: Tuco
Elenco
Estamira
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
NOME PRÓPIO
Gênero: Drama
Diretor: Murilo Salles
Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 2008
País de Origem: Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=oF-vyspj0o0
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Horário: 19:00
Local: Garagem cultural (Honório Fraga)
Dia: 19/08/2009 (quarta feira)
ENTRADA FRANCA!
Sinopse
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
Premiações
- Ganhou 4 troféus Oscarito no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Babu Santana) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Ator (João Miguel), Melhor Ator Coadjuvante (Paulo Miklos), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição - Ficção, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (João Miguel), no Festival de Punta del Este.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival do Uruguai.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (João Miguel), na Semana Internacional de Cinema de Valladolid.
- Ganhou o troféu Redentor de Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (João Miguel) e o Prêmio Especial do Júri (Babu Santana), no Festival do Rio 2007.
Curiosidades
- Estréia de Marcos Jorge como diretor de longa-metragens de ficção.
- O filme marca a utilização de um acordo de co-produção Brasil-Itália que existe desde 1974, mas que nunca havia sido utilizado. A produtora executiva Cláudia da Natividade levou um ano para elaborar e formalizar o contrato entre a brasileira Zencrane Filmes e a italiana Indiana Filmes.
- A história é inspirada no conto "Presos pelo Estômago", do livro "Pólvora, Gorgonzola e Alecrim", de Lusa Silvestre.
- As filmagens aconteceram durante 5 semanas, nas cidades de Curitiba e São Paulo. Toda a finalização do filme aconteceu na Itália, em Milão e Roma.
- Teve como locação o presídio do Ahú, em Curitiba.
- Como grande parte da história se passa dentro de uma prisão, Luís Mendes Jr. foi contratado como consultor de vida e comportamento no presídio. Ele entrou na prisão aos 19 anos, semi-analfabeto, e saiu 30 anos depois, como escritor e cronista afirmado.
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2007.
domingo, 9 de agosto de 2009
Sinopse: Lourenço (Selton Mello) é dono de uma loja que compra objetos usados. Pouco a pouco, ele troca a frieza de negociar pelo prazer de explorar os clientes, que procuram sua loja quando atravessam dificuldades financeiras. Lourenço enxerga o mundo como um lugar em que as pessoas, tanto quanto os objetos usados, estão à venda. E, de preferência, por um preço vil. A diversidade de pessoas que passa por sua loja o faz vê-las como integrantes de um grande catálogo humano. Ele as classifica segundo uma característica ou o objeto que lhe é oferecido. Assim, elas são “a noiva”, “o homem do gramofone” ou “a viciada”. Esse processo de “coisificação” do mundo será colocado em xeque quando Lourenço tiver que se relacionar com pessoas usando uma moeda que lhe é estranha - o afeto. Simbolicamente, ele é também perturbado pelo fedorento cheiro de um ralo que há na loja. Em confronto com personagens que ele julgava controlar, Lourenço é obrigado a reavaliar sua visão de mundo. De certo modo, sua coleção de tipos se volta contra ele.
Duração: 112 minutos
Ficha Técnica
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia, baseado em livro de Lourenço Mutarelli
Produção: Heitor Dhalia, Joana Mariani, Marcelo Doria, Matias Mariani e Rodrigo Teixeira
Música: Apollo Nove
Fotografia: José Roberto Eliezer
Direção de Arte: Guta Carvalho
Premiações
- Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Sílvia Lourenço) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Selton Mello), Melhor Atriz Coadjuvante (Alice Braga), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição - Ficção, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Ator (Selton Mello), no Festival do Rio.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Oficial e o Prêmio da Crítica - Nacional, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Curiosidades
- Orçado originalmente em R$ 2,5 milhões, O Cheiro do Ralo foi realizado com apenas R$ 315 mil, reunidos entre sócios privados e pelos produtores executivos.
Horário: 19:00
Local: Garagem cultural (Honório Fraga)
Dia: 12/08/2009 (quarta feira)
ENTRADA FRANCA!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Bicho de 7 cabeças
Sinopse
Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
Ficha Técnica
Título Original: Bicho de Sete Cabeças
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 80 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2000
Estúdio: Buriti Filmes / Gullane Filmes / Dezenove Som / Imagens e Fábrica de Cinema
Distribuição: Riofilme
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luís Bolognesi
Produção: Maria Ionescu e Fabiano Gullane
Música: André Abujamra
Direção de Fotografia: Hugo Kovensky
Desenho de Produção: Caio Gullane
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Edição: Jacopo Quadri e Letizia Caudullo
Elenco
Rodrigo Santoro (Neto)
Othon Bastos (Seu Wilson)
Cássia Kiss (Mãe de Neto)
Jairo Mattos
Caco Ciocler
Luís Miranda
Valéria Alencar
Altair Lima
Linneu Dias
Gero Camilo
Marcos Cesana
Curiosidades
- O ator Rodrigo Santoro foi indicado à diretora Laís Bodanzky pelo ator Paulo Autran, que teve a oportunidade de ler o roteiro de Bicho de Sete Cabeças ainda antes do início das filmagens e que estava na época trabalhando com Santoro na minissérie da TV Globo "Hilda Furacão".
- Este é o 1º filme em que a diretora Laís Bodansky e a atriz Cássia Kiss trabalham juntos. O posterior foi Chega de Saudade (2008).
- Este é o 1º de 2 filmes em que Rodrigo Santoro e Cássia Kiss atuaram juntos. O posterior foi Não por Acaso (2007).
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Cinema, Aspirinas e Urubus
Sinopse
A história se passa no sertão nordestino de 1942 e fala de um alemão, que para fugir da Segunda Guerra Mundial, vem trabalhar como vendedor de aspirinas para cidades no interior do Nordeste. Ele conhece Ranulpho, um paraibano que quer ir para outra cidade tentar trabalho. Cinema, aspirinas e urubus é o relato de Ranulpho sobre essa sua viagem.
Prêmios e indicações
Festival de Cannes de 2005
- O filme participou da seleção oficial da Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes 2005. O famoso festival, conhecido como o maior evento de cinema do mundo, recebeu durante o período de 11 a 22 de maio, cerca de quatro mil jornalistas.
- A sessão oficial do filme aconteceu no dia 16 de maio, com a presença do Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil e do Secretário do Audiovisual, Orlando Senna.
- O filme recebeu o "Prêmio da Educação Nacional", criado pelo Ministério da Educação Nacional, que prevê a distribuição do filme, através de um DVD pedagógico, para aproximadamente um milhão de estudantes franceses. Este prêmio foi recebido pelos cineastas Gus Van Sant (Elephant, 2003) e Emir Kusturica (A Vida é um Milagre, 2004).
- O filme foi destaque das principais revistas de cinema, a exemplo de: The Hollywood Report, Variety e Screen International.
Festival Internacional do Rio de Janeiro
- Em sua primeira exibição do filme no Brasil, no Cine Odeon, o filme recebeu o "Prêmio Especial do Júri" e o prêmio de "Melhor Ator".
29ª Mostra Internacional de São Paulo 2005
- Pela primeira vez na história da Mostra um filme brasileiro recebeu o prêmio máximo de "Melhor Filme" (Bandeira Paulista).
- O ator João Miguel recebeu o prêmio de "Melhor Ator" e ainda o "Prêmio da Crítica".
Amazonas Film Festival 2005
- Recebeu o "Prêmio Especial do Júri".
Festival de Santa Maria da Feira - Portugal 2005
- Recebeu o prêmio de "Melhor Filme do Júri" e o de "Melhor Filme do Clube de Cinema".
Festival Internacional de Mar del Plata - Argentina 2006
- Foi considerado o "Melhor Filme Iberoamericano".
FestivalInternacional de Guadalajara - México 2006
- Troféu de "Melhor Filme Iberoamericano" e "Melhor Ator".
Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2005
- Recebeu os prêmios de "Melhor Filme" e "Melhor Fotografia".
Festival SESC Melhores do Ano
- Considerado o "Melhor Filme" pela crítica e pelo público; "Melhor Diretor", pela crítica e pelo público; e "Melhor Ator", pela crítica e pelo público.
Festival de Cinema de Cuiabá 2006
- Escolhido como "Melhor Filme", "Melhor Ator" e "Melhor Produção".
Associação Brasileira de Cinematografia 2006
- Recebeu o prêmio de "Melhor Fotografia".
- Festival do Filme Europeu de Bruxelas – Bélgica - 2005
- Sarajevo Film Festival – Croácia - 2005
- Hamburgo Int’l Film Festival – Alemanha - 2005
- Festival Int’l de Los Angeles – USA – 2005
- Pusan Int’l Film Festival – Coréia do Sul - 2005
- Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana – Cuba - 2005
- Festival Int’l de Estocolmo – Suécia - 2005
- Festival Int’l de Londres – Inglaterra
- Haifa Int’l Film Festival – Israel – 2005
- Festival Int’l de Filmes de Ljubljana – Eslovênia – 2005
- Festival de Reunion Island 2005
- Festival Latino Americano de Taiwan 2005
- Festival Int’l de Filmes de Tromso – Noruega - 2006
quinta-feira, 21 de maio de 2009
ZUZU ANGEL
Em Cartaz:
Filme: Zuzu Angel
Horário: 19:00
Local: IATE CLUB
Dia 26/05/2009 (Terça feira..)
ENTRADA FRANCA!
O Filme:
Foi o último filme do ator Nelson Dantas, que faleceu antes de sua estréia.
O ator Caio Junqueira aparece nu frontal em cena de tortura pelos militares.
Sinopse:
Zuzu Angel, uma estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo. Zuzu Angel, uma mãe quer travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel (Patrícia Pillar) como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então virgente no país. Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Inicia-se então o périplo de Zuzu, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.
Elenco ou o time de feras
Patrícia Pillar .... Zuzu Angel
Daniel de Oliveira .... Stuart Angel
Luana Piovani .... Elke Maravilha
Leandra Leal .... Sônia
Alexandre Borges .... Fraga
Ângela Vieira .... Lúcia
Ângela Leal .... Elaine
Flávio Bauraqui .... Mota
Paulo Betti .... Lamarca
Nélson Dantas .... sapateiro
Regiane Alves .... Hildegard Angel
Fernanda de Freitas .... Ana Angel
Caio Junqueira .... Alberto
Aramis Trindade .... tenente
Antônio Pitanga .... policial
Elke Maravilha .... cantora do cabaré
Ivan Cândido .... capelão
Othon Bastos .... brigadeiro
http://wwws.br.warnerbros.com/zuzuangel/
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre esse estri.....bilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormen.....to
Que fez meu fi...lho suspirar
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu cor...po descansar
Quem é essa mulher
Que can...ta como dobra um sino?
Queria cantar por meu meni......no
Que ele já não po...de mais cantar
D:
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre esse estri.....bilho?
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre esse lamento?
Só queria lembrar o tormen.....to
Que fez meu fi...lho suspirar
Quem é essa mulher
Que can...ta sempre o mesmo arranjo?
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu cor...po descansar
Quem é essa mulher
Que can...ta como dobra um sino?
Queria cantar por meu meni......no
Que ele já não po...de mais cantar
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Em Cartaz: Anjos do sol
O SHIVA juntamente ao Serviço de Enfrentamento á violência, ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e o Conselho Tutelar Central, no dia nacional de enfrentamento a violencia Sexual atravez do CININA vem por meio deste convidá-lo a participar da apresentação do filme Anjos do sol seguida de debate.
O mesmo faz uma abordagem do tema exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Nordeste
estarão presentes Psicologos e os Assistentes Sociais para o debate
Filme: Anjos do Sol
Horário: 19:00
Local: Casa da Cultura (Rosinha)
Dia: 19/05/2009 (Terça-feira)
ENTRADA FRANCA!
Anjos do sol é um filme brasileiro que trata sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi Lagemann ou Rudi "Foguinho" Lagemann.
Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular para Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano.
No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera) e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.
A trilha sonora original conta com composições do gaúcho Flu, Felipe Radicetti e de Nervoso.
Lançamento no Brasil em 18 de agosto de 2006.
Sinopse
Anjos do Sol conta a saga da menina Maria, de doze anos, que no verão de 2002 é vendida pela família, que vive no interior do nordeste brasileiro, a um recrutador de prostitutas, imaginando que a garota estaria indo viver em um local melhor que vivia, pois não sabiam que se tratava de um recrutador de prostitutas. Depois de ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, vizinha a um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Ao chegar ao seu novo destino, o Rio de Janeiro, a prostituição se coloca novamente no seu caminho e suas atitudes, frente aos novos desafios, se tornam inesperadas e surpreendentes.
Prêmios
Festival de Gramado 2006
Melhor filme em longa-metragem brasileiro
Melhor roteiro em longa-metragem brasileiro
Antônio Calloni - Melhor ator em longa-metragem brasileiro
Mary Sheyla - Melhor atriz coadjuvante em longa-metragem brasileiro
Otávio Augusto - Melhor ator coadjuvante em longa-metragem brasileiro
Leo Alves, Felipe Lacerda e Rudi Lagemann - Melhor montagem em longa-metragem brasileiro
terça-feira, 17 de março de 2009
Abril Despedaçado
O Filme:
Abril Despedaçado é livremente inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré. A adaptação para o cinema foi realizada por Walter Salles, Sérgio Machado e Karim Aïnouz, e as filmagens aconteceram entre agosto e setembro de 2000 nas cidades de Bom Sossego, Caetité e Rio de Contas, interior da Bahia.
Como em Terra Estrangeira e Central do Brasil, Abril Despedaçado reúne em seu elenco atores profissionais e não-profissionais. Na preparação dos atores, Walter Salles contou com a colaboração do diretor assistente Sérgio Machado e do ator Luiz Carlos Vasconcelos. A direção de fotografia é de Walter Carvalho e a música de Antônio Pinto, com a colaboração de Ed Côrtes e Beto Villares, e a participação especial de Siba, do conjunto pernambucano Mestre Ambrósio.
Sinopse:
Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho...
Elenco Principal:
José Dumont -Pai
Rodrigo Santoro - Tonho
Rita Assemany - Mãe
Luiz Carlos Vasconcelos- Salustiano
Ravi Ramos Lacerda- Pacu
Flavia Marco Antonio -Clara
Everaldo Pontes Velho -cego
Othon Bastos- Participação especial
Direção: Walter Salles
quarta-feira, 4 de março de 2009
08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dessa vez Com duas exibiçoes:
MULHERES DO BRASIL -
Onde?: Teatro Marista
Quando?: dia 11 de Março
Que Horas? 19:00
MULHERES DO BRASIL
Onde?: Escola Santos Pinto (Gov. Lindemberg)
Quando?: dia 12 de Março
Que Horas? 19:00
Mulher é vida, é começo, meio e fim.Uns as consideram frágeis,Mas são fortes e ágeis...Vão a luta sem receioDe cara pintada ou de cara lavada...São seres quase angelicais,Prestimosas, cordiais...Não conseguem manter uma lágrimaDiante de um filme de amor,Mas conseguem manter a serenidadeDiante de sua dor...Enigmática?Pragmática?Não... Apenas mulher...Que sonha acordada com um mundo melhor,Aonde ela não seja julgada por sua aparência,Mas sim por sua competência...Para a mulher não existe idade,Dentro dela sempre existirá uma beldade...Mulher filha...Mulher progenitora...Mulher que prepara a armadilhaE se torna sedutora...Uma dama diante da sociedade,Entre quatro paredes uma meretriz em potencialidade...Existem várias mulheres dentro de apenas uma,E feliz daquele que desvendar sua alma nua e crua...Hoje proponho largarmos as convenções,Sejamos apenas aquilo que quisermos serAmantes, amigas, irmãs;Independente do que venham a dizer...Sou mulher...E você?..
.
MULHERES DO BRASIL - Com 90 minutos de duração, reúne cinco histórias de escritoras brasileiras, situadas em diferentes regiões do Brasil.De Maceió a Porto Alegre, passando a Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e sem deixar de fora grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, o filme constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira, através de histórias ora sensuais, divertidas e delicadas ora debochadas e cruéis. São personagens, de diferentes culturas e classes sociais, experiências de vida singulares, vivendo momentos especiais em suas trajetórias. Tempo de rupturas, descobertas, alegrias, tristezas, desvio de rotas e recomeço. Mulheres comuns movidas pela eterna e inquietante busca de seus desejos e sonhos. Laura, Esmeralda, Telma, Ana e Martileide são as protagonistas que dão títulos às nossas histórias. "Mulheres do Brasil" constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira, através de histórias ora sensuais, divertidas e delicadas ora debochadas e cruéis.
Em Telma (Rio de Janeiro), argumento da cineasta Malu de Martino, baseado em caso real, apresenta a luta de uma porta-bandeira com as agruras do cotidiano e do destino para manter a tradição familiar e conquistar, como a avó e a mãe, o prêmio máximo do carnaval carioca.
Em Laura (São Paulo), da contista Ledusha Spinardi, narra a história de uma mulher que, aos 45 anos, se depara com o desafio de se lançar no competitivo mercado de trabalho paulistano, após o fim de um casamento dedicado ao marido e ao filho.
Em Esmeralda (Bom Jesus da Lapa, Bahia), a dramaturga baiana Aninha Franco, nos apresenta uma trama com sotaque baiano, sobre uma menina do interior que convive com a fé cristã , a crendice de seu povo e uma educação familiar rigorosa e requintada. Mas que, desde cedo, apresenta fortes traços de personalidade e a dubiedade de um anjo-demônio. Ao virar uma mulher, não hesita em desviar de sua tão bem planejada trajetória e seguir por um caminho pontuado por riscos, dissimulação, cobiça e traição.
Em Ana (Maceió), das escritoras Lúcia Guiomar Teixeira e Babe Lavenère, mostram uma jovem universitária em tempo de descoberta. Uma jovem que ao conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, da Praia de Pontal da Barra, revê seus valores de vida e busca coragem, força e sensibilidade para conviver com as frestas que começam a se abrir num mundo de portas cerradas e desejos engolidos.O momento é de mudança e Ana quer entender qual a melhor forma para se entregar à vertigem de todas as emoções.
Em Martileide (Curitiba), a escritora Maria Helena Weber nos apresenta um conto de fadas com a cara do novo milênio. A protagonista é uma garçonete que, inconformada com a vida sem conforto que leva num bairro pobre de Curitiba, redescobre o sabor da esperança através de uma voz. Um locutor de rádio entra em sua vida , lhe reservando momentos de emoções e sensações insólitas.Direção: Malu De MartinoDistribuidora: Playarte Duração: 90 min.
UM POUCO DE HISTÓRIA:
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi decretada.
Parabéns a todas mulheres que com a luta do dia a dia estão conquistando o espaço com dignidade e respeito.É grande privilégio compartilharmos de tua companhia !
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Breve comentário sobre a estréia do CININA
A estréia do CININA começou com pé direito, meia hora antes do inicio da exibição a Doc. Point já se encontrava cheia
“Pro dia nascer feliz” é sensível e forte. Com uma boa dose de poesia fala sobre a realidade que não tem nada de romantismo na maioria das vezes. Falando de educação, desigualdade social e de descaso... provoca o espectador, impossível ficar indiferente.
Alem de o filme ser muito bom, o mais legal foi ver a realização de sonhos a muito cultivados que esta caminhando.
A exibição gratuita e livre do filme além de representar democratização cultural é uma “desculpa” para fomentar discussão de ideias.
No debate desta quarta percebemos opiniões diversas sobre o problema da educação em nosso país e chegamos à conclusão de que opiniões diferentes geram possibilidades de ações diferentes. Mas nenhuma delas deve ser desconsiderada, pelo contrario, devemos buscar a mudança por todas as frentes. Foi consenso no debate vários ponto de vista
“Hoje em dia as escolas não tem um dialogo com alunos, querendo saber de verdade quais são as dificuldades de cada aluno” (Zezé Barroso)
“Hoje, não chega a 7% os investimentos na educação quando o mínimo deveria ser de 10%” (Midiã Fraga)
“Falta as autoridades enxergarem que Educação não é só caneta e papel” (Mirelly Manzini)
“Não vemos mais a presença da família na escola, isso dificulta muito o nosso trabalho como professor” (supervisora da rede-municipal)
Melhor do que ver um filme e conversar com pessoas interessantes é saber que está sendo formada uma consciência de que é preciso agir.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Pro Dia Nascer Feliz
Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.
click na imagem
"Às vezes eu acho que é um pouco violento esse jeito como se vive: as pessoas têm que deixar de lado aquilo em que acreditam para se conservar vivas."
MAYSA, 16 anos
"Eu tenho medo de coisas, assim, totalmente complexas e grandiosas, como o medo da morte, o que acontece depois da vida, quem sou eu, o que vai acontecer comigo."
THAIS, 15 anos
"Eu deveria ter uma péssima impressão da vida se não fosse a paixão que tenho pela arte de viver."
VALÉRIA, 16 anos
» Direção: João Jardim
» Gênero: Documentário
» Origem: Brasil
» Duração: 88 minutos
» Tipo: Longa
Onde? Na livraria DOC. POINT (Bairro Honorio Fraga)
Quando? Quarta feira - 11/jan/2009
Que Horas? 20:00
ENTRADA FRANCA
.
Compareça Na estreia do CININA
informaçoes:
e-mail/msn: cin.in.a@hotmail.com